Sempre defendi aqui a ideia de que não precisamos ir muito longe pra conhecer uma coisa nova, para sair da rotina e passear. Como eu moro no estado de São Paulo, minha ideia sempre foi conhecer o máximo que puder dessa região que tem muita coisa legal pra oferecer e a Rota do Vinho, em São Roque, é uma delas.

Rota do Vinho

Era um passeio que eu já planejava há alguns meses e acredito que fiz na hora certa, com uma galera bem legal, da ViaJacky Viagens e Eventos. Outra coisa que reforço sempre aqui é o quanto é acessível financeiramente e rico, quando se trata de roteiros, viajar com esses grupos de viagens se comparado à grandes agências. É claro, cada um tem sua finalidade e para cada caso um é mais indicado que o outro, mas para passeios próximos ou bate e volta, esses grupos que você encontra muitas vezes pelo Facebook, valem muito a pena.

Então, vamos falar de passeio e de vinho, certo? A Rota do Vinho é uma oportunidade de vivenciar toda a tradição do cultivo da uva e da produção de vinhos, através das adegas, vinícolas, restaurantes, e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.

Rota do VinhoRota do VinhoRota do Vinho

Todo o trajeto da Rota do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Fazer esse caminho é totalmente gratuito e oferece bastante opção de degustação. O seu gasto fica por conta apenas de compras pessoais nas lojinhas que a maioria das vinícolas oferece, além da vasta opção de alimentação.

Um dos lugares que mais me chamaram a atenção na Rota do Vinho, foi a Vila Don Patto, um centro de gastronomia e entretenimento bem familiar em uma grande área verde com vista para as montanhas. Por lá você encontra restaurante (culinária portuguesa), adega, empório, cafeteria, sorveteria, playground para a criançada e outras atrações. O espaço é lindo e da pra aproveitar bastante!

Rota do Vinho Rota do VinhoRota do Vinho

A Vinícola Góes também é um espaço maravilhoso e que reflete muito sobre a história do vinho no Brasil. Tudo começou há muitos anos, com o casal de imigrantes portugueses Benedito Moraes de Góes e Maria das Dores Lima de Góes, começaram a lavrar terras para o cultivo da uva. Com a força comercial do vinho ao londo dos séculos, a geração Góes enxergou a oportunidade de investir no ramo.

Rota do VinhoRota do Vinho Rota do Vinho

Em vinhedos próprios, a Vinícola Góes cultiva grande parte de sua produção e hoje, o grupo Góes abrange também lavouras de feijão, milhos, alcachofra, aveia e soja, no Estado de São Paulo.

Experimentei vários tipos de vinhos por todo o caminho. A cada parada o atendimento era bem atencioso e intimista! Para quem quer fazer por conta própria, a Rota do Vinho está localizada a aproximadamente 50 quilômetros da capital paulista e o site oficial oferece um roteiro bem detalhado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here