São Tomé das Letras também é conhecida como Cidade Mística.

Quando eu falo por aqui que não é preciso muito dinheiro para conhecer um lugar interessante, eu não estou mentindo! Não é preciso sempre sair do Brasil ou ir muito longe, quando se trata de uma viagem inesquecível, na qual você certamente vai aproveitar bastante.

Ano passado fui com um amigo até São Tomé das Letras, uma viagem super tranquila através de um grupo de viagens que faz algumas trips bem legais e baratas (verei se posso indicá-los em alguma postagem por aqui depois), saindo de São Paulo.

São Tomé das Letras é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia é em torno de 6.655 habitantes. Isso significa que São Tomé das Letras é uma cidade muito pequena, porém tem uma beleza natural incrível! É aquele passeio que você faz pela natureza, para descansar e curtir um lugarzinho bem aconchegante.

Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG) Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG)

A cidade tem um ar rústico, típico de cidades do interior, e sua localização montanhosa está a 1.440 metros acima do nível do mar, permitindo uma vista ‘limpa’ de praticamente toda a região ao redor. Por causa dessa localização o nascer e o pôr-do-sol em São Tomé das Letras, são basicamente os pontos turísticos naturais da região. É até difícil tentar descrever o quão bonito é!

São Tomé das Letras tem um ponto forte também quando o assunto é arte! Encontrei por lá vários artistas de rua, músicos, muitas lojinhas com artesanato e produtos produzidos na própria região.

Outros pontos para conhecer na cidade são a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide, Pedra da Bruxa e as diversas cachoeiras que cercam a região. Há muitas trilhas para bicicletas e as estradas de terra estão em boas condições. Alguns acreditam que São Tomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para lá místicos, sociedades espirituais, sociedades científicas e alternativas.

Em São Tomé das Letras, encontramos a Igreja de Pedra, construída no século XVIII, tombada como patrimônio histórico em 1985.

Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG) Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG)

Sobre hospedagem, a cidade oferece algumas pousadas e hostels bem simples, porém aconchegantes. A alimentação é bem barata e tem do bom e do melhor que a cozinha mineira pode oferecer. A noite, opte por um bom vinho nos restaurantes da região!

São Tomé das Letras foi um dos lugares mais interessantes que conheci no Brasil e pretendo voltar. Apesar de toda simplicidade da cidade, sair um pouco do movimento da cidade grande é sempre muito bom, ter contato com a natureza é renovador. Eu fiquei por lá durante um fim de semana, deu tranquilamente para conhecer tudo e andar/caminhar por toda a cidadezinha. Caso você não vá por nenhuma excursão, lá você também encontra os passeios separados para cada cachoeira, além de uma ’tour’ completo por todas elas também. 

Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG) Por Onde Andei: As belezas naturais de São Tomé das Letras (MG)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here