A comemoração do Ano Novo Chinês e os encantos do Templo Zu Lai

Domingo dia 21 de Fevereiro de 2016, foi a comemoração do Ano Novo Chinês (referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês), no Templo Zu Lai, localizado na cidade de Cotia, em São Paulo.

Templo Zu Lai
Foto Mari Duarte / Seja Um Viajante

O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina, com 10 000 metros quadrados de área construída, ocupando um terreno com 150 000 metros quadrados. Por lá acontecem muitas comemorações ligadas a filosofia budista e diversos projetos voltados para educação, cultura e claro, cerimônias espirituais.

Templo Zu Lai
Foto Mari Duarte / Seja Um Viajante

Eu nunca fui muito praticante quando o assunto é religião. Fui criada em uma família católica e passei por todos os ‘rituais’ católicos até perceber que nem tudo ali fazia sentido pra mim. Acabei me apegando, me encontrando mais nos ideias budistas, nos quais eu realmente acho que valem a pena propagar e praticar. Foi então que ‘descobri’ o Templo Zu Lai e estava ansiosa para conhecer!

É um espaço muito bem organizado, aonde a paz e a natureza tomam conta. A tranquilidade que é contagiante por lá. O acesso é livre (sai ônibus todo Domingo do Bairro Liberdade em São Paulo, direto para o Templo Zu Lai, e além disso é possível ir também por ônibus de linha, através do terminal do metrô Butantã), todos podem frequentar independente da religião ou crença. Claro que o número de praticantes budistas é maior, porém o espaço está aberto para proporcionar a todos o seu lema: Confiança, Alegria, Esperança e Condições Favoráveis.

Aproveitando então a Comemoração do Ano Novo Chinês, fui até o Templo Zu Lai para conhecer e ver de perto a celebração. Em um misto da cultura brasileira com a cultura oriental, o Templo estava repleto de pessoas que queriam participar também. E que animação boa! Além de conhecer o espaço, que tem ótimas áreas naturais, fiquei encantada também com toda a arquitetura da parte construída do Templo. O cuidado com as imagens, com a limpeza, a educação dos funcionários, são coisas exemplares por lá!

Templo Zu Lai
Foto Mari Duarte / Seja Um Viajante

Nem todo lugar do Templo Zu Lai é permitido fotografar/filmar. Existem ambientes mais silenciosos, com exposição de imagens que é preciso preservar até o tipo de luz, flash jamais pode passar perto. O espaço também conta com uma cantina, restaurante, lojinha, biblioteca. A área natural tem jardins, um lago e muito espaço verde para poder relaxar.

Templo Zu Lai
Foto Mari Duarte / Seja Um Viajante

Recomendo a todos uma vista ao Templo Zu Lu Lai e aproveitar sempre as comemorações que acontecem por lá. Sair um dia da rotina cansativa da cidade é a melhor coisa, para o nosso corpo e para a nossa mente! Leve seus amigos, sua família e compartilhe desse espaço incrível. Mais informações sobre o Templo, assim como a agenda dos eventos, é só acessar o site oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here