Alfred Joseph Hitchcock o famoso Mestre do Suspense, um dos mais importantes cineastas da história do cinema assinando a direção de 53 longas-metragens ao longo da sua carreira, é o tema principal de uma exposição (Hitchcock – Bastidores do Suspense) no MIS em São Paulo até outubro desse ano.

O MIS é um ótimo espaço em São Paulo, que traz exposições bem interessantes e interativas caso você goste de apreciar esse tipo de cultura. Eu particularmente, sou apaixonada por elas! Com Hitchcock – Bastidores do Suspense não foi diferente, o espaço principal do MIS dedicado totalmente ao universo das obras do diretor britânico.

Hitchcock
Foto por Mari Duarte
Hitchcock
Foto por Mari Duarte

Nos dois andares do MIS, o público pode apreciar itens da ‘cultura’ Hitchcock como fotos, manuscritos, cartazes e storyboards dos longas dirigidos por ele, projetos que na maioria das vezes o diretor gostava de participar de todas as etapas criativas. Muitos dos objetos da exposição foram trazidos de instituições internacionais e da coleção pessoal de Patrícia Hitchcock, filha do cineasta.

Ao longo de uma linha histórica muito bem construída com a filmografia de Hitchcock, a exposição te leva a fazer parte dos bastidores de filmes como Um Corpo que Cai, A Dama Oculta, O Estrangulador de Louras, Psicose, Disque M para Morrer, Janela Indiscreta, etc.

Hitchcock
Foto por Mari Duarte
Hitchcock
Foto por Mari Duarte

A característica em retratar o que os olhares, gestos e até mesmo pensamento dos personagens é clara na direção de Hitchcock e tudo isso significa mais ainda quando revemos as cenas, vemos os cartazes dos filmes, na exposição. Os pontos de vista dos personagens também são bem escolhidos nos longas e é por esse olhar que entendemos a história, durante a exposição me senti o observando tanto o culpado quanto a vítima, uma visão bem mista de todas as obras. O tom ‘sombrio’ durante boa parte da exposição, alimenta ainda mais o clima de suspense do gênero principal do cineasta.

Hitchcock
Foto por Mari Duarte

Para completar o universo Hitchcock, o MIS também preparou uma playlist com a trilha sonora dos filmes da carreira do cineasta. Acesse AQUI o perfil do MIS no Spotify e entre no clima de suspense!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here