Sou encantada pelos ensinamentos e práticas da Monja Coen (monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão) e recentemente, dando uma olhada em suas obras já publicadas esbarrei em uma leitura obrigatória que atende pelo nome de O Sofrimento é Opcional.

Não é preciso ser budista para se identificar com as sabedorias que essa filosofia trás. Não é preciso ser monge para entender as principais mensagens repassadas por Buda através de gerações. Muito do que as publicações a respeito do tema trazem, é exatamente aquilo que precisamos colocar em prática para restabelecer nosso corpo e a nossa mente.

“O meu ensinamento é sobre o sofrimento e sua transformação.” – Buda

Com a escrita clara e bem objetiva, O Sofrimento é Opcional fala especificamente sobre as quatro nobres verdades do Budismo, o caminho das oito práticas estabelecidos por Buda e como aplicá-las na nossa vida. É no geral uma auto-ajuda para lidar com sensações de ansiedade, depressão ou situações negativas.

Diante de uma leitura leve, o livro transmite tranquilidade a medida que o leitor vai avançado no conhecimento das práticas e dos ensinamentos de Buda. As reflexões sobre o auto conhecimento são despertadas e técnicas são sugeridas para que você possa conviver melhor com seus próprios conflitos internos, e ainda melhor, não sofrer tanto por eles.

Em seus relatos pessoais registrados em O Sofrimento é Opcional, Monja Coen conta também como superou a depressão e uma tentativa de suicídio. Segundo ela todo o controle das emoções alimentadas durante pensamentos negativos é capaz de mudar um padrão degenerativo e criar novos caminhos neurais que proporcionam uma mudança comportamental, levando assim ao bem-estar.

Posso afirmar com certeza que não existe ninguém que, ao longo da vida, não tenha passado por alguma experiência negativa. O Sofrimento é Opcional, mostra que persistir no sofrimento ou não é uma escolha nossa diante dessas experiências. Nós podemos controlar se mantemos hábitos prejudiciais a nossa mente ou não, nós podemos controlar se o que a gente quer é viver em paz ou apenas insistir naquilo que não nos faz bem.

Ficha técnica

Título: O Sofrimento é Opcional
Autora: Monja Coen
Editora: Bella Editora
Número de Páginas: 112

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here