Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Maresias e todo o encanto do litoral norte de São Paulo

Tive quatro dias de folga, emendando o último feriado e ficar em casa não estava nos meus planos obviamente. Como há algum tempo já pretendia conhecer Maresias, uma das principais praias do litoral norte de São Paulo, foi esse então o destino principal escolhido para aproveitar o feriadão.

Fui com alguns amigos e optamos na hospedagem pelo Airbnb, eu ainda não tinha usado o serviço e achei que valeu bastante a pena em relação a custo x benefício. Tem ótimas opções de lugares para ficar, com localização boa e o custo ficou muito barato para cada um. Não abandonarei os hotéis viu? É que depende da situação, ambas as opções são válidas, depende do que você procura é claro!

Com um roteiro montado, chegando lá os planos mudaram. Conseguimos manter algumas coisas, mas com os dois primeiros dias com chuva tivemos que adaptar ao clima e as situações. Como eu disse o foco era Maresias, nos hospedamos por lá, mas a primeira praia que encaramos mesmo foi Boiçucanga.

Apesar da região ser conhecida pelo pôr do sol mais bonito da região, não foi dessa vez que presenciamos, afinal o tempo como eu disse, não colaborou. A praia é bem larga, com poucas opções de quiosques e o que vale é a natureza! Próximo temos muitas opções de compras, restaurantes e pequenos shoppings.

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

E voltando pro nosso foco principal, a praia de Maresias, adoramos (e repetimos!) o quiosque Kanaloa, que fica bem na região central da praia. O cardápio é bem variado e por lá tem também a opção de restaurante pra quem não quer ficar na areia.

Também em Maresias, dedicamos um tempinho para fazer uma das trilhas mais famosas da região, a Maresias – Paúba. Em uma caminhada que começa no canto norte da praia de Maresias, você chega até a praia de Paúba depois de mais ou menos 2km. Apesar de nível de dificuldade baixo o trajeto é feito sobre terra (muito barro caso chova) e requer atenção sempre! Use também muito repelente, os borrachudos não perdoam por lá.

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

A entrada da trilha começa por dentro de um condomínio fechado, mas o acesso para o passeio é totalmente liberado. Existem também placas alertando sobre o caminho a seguir, então não tenha medo de ficar perdido.

A vista do topo do morro, na trilha é espetacular! No meio do caminho avistamos uma descida entre a mata, no meio do morro, e arriscamos pra ver onde daria. Essa parte não é tão fácil quanto o resto do caminho até Paúba, é uma descida íngreme e bem escorregadia, mas o resultado: chegamos a uma parte da praia totalmente deserta e linda!  

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

A chegada em Paúba foi bem tranquila, a praia estava cheia e tinha alguns surfistas por lá. Voltamos pela própria trilha, pra Maresias, mas pra quem quiser tem a opção de voltar de ônibus também.

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Outro ponto forte da nossa viagem (e agora com sol!) foi a ida até o Mirante de São Sebastião! Muita gente acaba passando direto do lugar pois não tem nenhum aviso na estrada, mas fiquem atentos no caminho entre as praias de Barequeçaba e Guaecá, tem uma encosta larga na estrada é bem ali e a parada é obrigatória para quem não quer perder uma vista sensacional.

Aos aventureiros que não querem ficar só por ali tirando foto, assim como eu, sigam a trilha do morro bem a frente, vale a vista, a natureza, vale tudo!

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

E vocês pensam que acabou? Quando eu digo que a gente não cansa de aventura é porque a gente não cansa mesmo! Bem no final da viagem, no último dia, achamos sobre a Praia de Calhetas e claro, fomos até lá. O acesso é feito por dentro de um condomínio fechado (altura do km 143,9 sentido São Sebastião), cujo a entrada é feita somente por pedestres, ou seja, o carro é preciso deixar em um acostamento há uns 500 metros da entrada do condomínio.

Por lá não tem quiosques, é uma praia isolada, com muito verde um um mar extremamente azul! Vale a pena se arriscar pelas pedras para garantir uma boa foto, só tomem cuidado pois escorrega bastante.

Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante
Maresias
Foto por Mari Duarte / Seja Um Viajante

Outras dicas boas em Maresias, além desses lugares com vistas incríveis, é o bar Santo Gole pra quem quer curtir a noite na cidade, a pizzaria A Firma, a creperia Posto 8 e a hamburgueria Nomiolo.

Voltei de lá com a certeza de que vou voltar, muitas outras vezes 🙂

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here