Foco

A ansiedade é o mal do século e se você, assim como eu, é uma pessoa ansiosa e consequentemente acaba sofrendo com a falta de foco, afetando a sua produtividade e até mesmo o seu sono, eu tenho duas dicas essenciais para te dar: os aplicativos Forest e Sleep Town.

Foco
Forest | Divulgação

Começando pelo Forest, um aplicativo que eu uso há quase um ano e que eu descobri sem querer em algum blog aleatório na internet quando pesquisava sobre déficit de atenção (sabe aquela inquietude que não te deixa concentrar em nada por mais que vinte minutos? Então…). Todo o propósito desse aplicativo maravilhoso é fazer você concentrar com um objetivo ambiental: o celular fica em stand-by no tempo que você determina e enquanto isso uma plantinha vai nascendo (quanto maior o tempo, maior a planta), se você mexer no celular antes do tempo determinado acabar a planta morre.

Mas qual é o objetivo disso? Bom, primeiro é você ficar longe do smartphone por alguns minutos/horas, evitando assim a distração (tem coisa que te tira mais o foco do que celular?) e segundo que pra cada plantinha que você cultiva, você ganha moedas que futuramente podem ser trocadas por uma planta de verdade que será plantada, na vida real (essa função é permitida na versão Pro do aplicativo, é a que eu uso atualmente).

Forest | Divulgação

De acordo com os desenvolvedores do Forest, que foi eleito o Melhor Aplicativo de Impacto Social em 2018, mais de 340.000 árvores reais plantadas na Terra pelos usuários através do mesmo. Sua produtividade aumenta e o planeta agradece!

Foco
Sleep Town | Divulgação

O segundo aplicativo eu descobri recentemente por uma indicação do próprio Forest, é o Sleep Town. O objetivo desse o próprio nome já diz, é você manter o foco e preservar uma hora importante do dia (para a sua mente e saúde), a hora de dormir.

Com uma interação ‘divertida’, assim como no Forest, o Sleep Town te permite programar a hora que você pretende ir para a cama e a hora que você pretende acordar, nesse intervalo de tempo o aplicativo começará a construir edifícios. Após acordar uma construção ‘surpresa’ se revelará para você e logicamente, se você interromper o processo, mexendo no celular (ao invés de dormir), a construção não será finalizada. No final de horas de sono, uma cidadezinha vai se formando com as suas construções adquiridas e na versão Pro do aplicativo, você também tem mais vantagens como edifícios exclusivos e por ai vai.

Foco
Sleep Town | Divulgação

O Sleep Town é desenvolvido pela SeekrTech (mesmo desenvolvedor do Forest) e possui hoje cerca de 25 milhões de usuários no mundo todo! Eu diria que esse seria o Sim City (sabe aquele joguinho de construir cidade?) da vida adulta moderna, porque é de saúde que cada vez mais a gente precisa né? A mente agradece!

O que me chama muito atenção nos aplicativos é o design e as cores de ambos, tudo muito delicado e que te desperta cuidado com suas plantas e construções, mesmo que a princípio seja só virtual, mas que trabalha seu foco real.

Os dois aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here